A falta de dentes pode acontecer por diversos fatores, por exemplo:

quebras (fraturas);
extrações (como no caso dos sisos ou de dentes danificados);
quedas a partir de doenças periodontais e outros problemas.
Há, ainda, alguns casos em que os dentes não conseguiram sair da gengiva por conta da falta de espaço. Mas estamos nos referindo apenas às estruturas que estavam ali e se tornaram, por algum motivo, ausentes.

Como a ausência de dentes pode impactar a qualidade de vida?
Veja agora as consequências que a falta de um ou mais dentes pode trazer para o seu dia a dia!

Machucados na gengiva
A falta de um dente deixa a gengiva desprotegida, podendo gerar machucados na região.

Dor
A presença de dor no maxilar, nas gengivas ou em outras estruturas da boca é uma queixa muito comum entre os pacientes com ausência dentária.

Perda óssea
Quando o dente não está no local, ocorre o enfraquecimento do osso que está inserido na gengiva. Isso pode dificultar a colocação de implantes e trazer problemas.

Movimentação dos outros dentes
O desalinhamento dos dentes também é muito comum quando um ou mais deles estão faltando. Isso ocorre por conta de uma movimentação natural com o objetivo de preencher as lacunas vazias na boca.

Infecções
A gengiva exposta é um prato cheio para a instalação de infecções, que podem se complicar e até mesmo parar na corrente sanguínea.

Problemas de mordida
A mordida também fica prejudicada com a falta dos dentes, fazendo com que a mastigação seja comprometida. Em alguns casos, o paciente pode até ter dores de cabeça.

Quais são as maneiras de lidar com a ausência de dentes?
A melhor maneira de lidar com esse problema é substituindo os dentes que foram perdidos. Isso pode ser feito com o uso de próteses ou a realização de implantes, sendo que a melhor opção será decidida em parceria com o dentista, de acordo com suas particularidades.

Em alguns casos, a colocação de uma coroa dentária pode ser necessária. Em outros, o uso anterior do aparelho ortodôntico também pode ser exigido, a fim de reorganizar os dentes e deixá-los alinhados antes de colocar um substituto no local da perda.

Como podemos ver, a falta de dentes é um assunto sério e que deve ser resolvido o quanto antes. Há várias alternativas para lidar com esse problema.

Agende sua consulta para ver qual é a melhor para o seu caso!